
Espanha em alerta: jundiaiense está proibida de sair de casa
A artista Luana Cayres conta que o coronavírus mudou a vida no país
“Esta mensagem vai para os meus amigos e familiares no Brasil, mas também espero que atinja o máximo de pessoas possível. Me sinto no dever que alertar vocês sobre os perigos do coronavírus.
Moro na Espanha e posso garantir que a situação aqui está muito, mas MUITO complicada. A partir deste domingo (15) estamos proibidos de sair de casa – sim, proibidos. Quinze dias sem trabalhar ou mais, afinal é por tempo indeterminado!
Colégios, comércios, clínicas etc. estão fechados. Os hospitais colapsados, estão habilitando hotéis e asilos para transformar em leitos de hospital.
Eu gostaria de relembrar a vocês que um mês atrás nós também pensávamos que essa história só atingiria a China e não chegaria aqui. Mas chegou e já temos mais de 6 mil casos confirmados e quase 200 mortes bloqueando o país.
Também riamos e tomávamos como piada tudo isso, até bater na nossa porta. Hoje o país inteiro está apagado, triste e assustado.
Não percam o bom humor, mas também não percam a RESPONSABILIDADE.
Enquanto vocês estão a tempo, tentem controlar.
AS ORIENTAÇÕES SÃO:
• Lavem sempre as mãos quando estiverem na rua.
• Não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca.
• Saiam de casa só se for necessário, evitando aglomerações de pessoas (shows, baladas, bares, manifestações, eventos).
• Não cumprimentem com beijos, abraços ou aperto de mãos, NEM PARENTES NEM AMIGOS!
• Mantenham o mínimo de 1 metro de distância de outras pessoas.
• Evitem na medida do possível o uso de transporte público (embora eu saiba que é muito difícil fazer).
• Acima de tudo, no mais mínimo sintoma de gripe, FIQUEM EM CASA – é a única maneira que vocês tem para não disseminar essa pandemia num país precário e com um dos sistemas públicos de saúde tão deficientes.
Por favor, escutem e levem a sério tudo isso, não é doença de rico, você não sabe com quem a pessoa que você encontrou no ônibus estava – ou que pessoa foi ao banheiro público antes de você ou se ela trabalha na casa de alguém que esteve em contato com o virus.
Eu sei que aí no Brasil temos dengue e mais vários problemas de sáude. Agora imagine mais um epidemia dessas que se alastra para mais de 1 mil pessoas em uma semana…
Ainda no Brasil não é uma epidemia como aqui, mas já existem casos confirmados. Isso significa que o vírus já passou pela ÁSIA, EUROPA E JÁ ESTÁ AÍ…
Não esperem entrar no caos para se cuidarem! Tomem as necessárias providências. É muito importante para que não haja colapsos, paralisações e, por consequência, mortes.
Obrigada e sorte a todos nós.”
Luana Cayres é artista circense
Foto mais ao alto: Plaza Mayor vazia nesta segunda-feira (16)