
“Zé Carioca”, que nasceu de inspiração em jundiaiense, ganha novas HQs
Personagem volta a ter histórias em quadrinhos produzidas no Brasil
A Editora Culturama anuncia a volta de histórias em quadrinhos Disney produzidas no Brasil, com o personagem “Zé Carioca”, que foi inspirado em um jundiaiense.
“Zé Carioca” terá histórias inéditas publicadas na revista mensal “Aventuras Disney”, a partir do número # 18 (setembro/2020), retornando para o bairro Vila Xurupita. Ele ganhou novo visual, lembrando o clássico, mas atualizado para o clima do Rio de Janeiro.
O nome é “Zé Carioca”, mas a inspiração para esse personagem de Walt Disney é um jundiaiense da gema. José do Patrocínio Oliveira, um multi-instrumentista de mão cheia, tem lugar de destaque na história das HQs e do cinema.
O personagem que apareceu nas telonas pela primeira vez em 1942, representando o Brasil e sua cultura na animação “Saludos Amigos”, ao lado do “Pato Donald”, tem muito de José do Patrocínio, que trocou o Brasil pelos EUA para acompanhar Carmem Miranda – ele até participou de dois filmes dela, “Uma Noite no Rio” e “Aconteceu em Havana”.
Foi em sua passagem pelos Studios da Fox, onde também dublou desenhos animados, que José do Patrocínio conheceu Walt Disney e logo surgiria o “Zé Carioca”, com chapéu de malandro, gravata borboleta e um guarda-chuva para usar como bengala.