
Operação de guerra para transplante de pulmão de jundiaiense para jovem de Indaiatuba
Operação envolve helicóptero Águia da PM e equipes dos hospitais São Vicente e Incor de São Paulo
Rodovia fechada, deslocamento de carro com batedores, voo… A sexta-feira (25) é de uma grande operação de guera pela vida de uma jovem de 25 anos, moradora de Indaiatuba. E essa história passa por Jundiaí.
Segundo o site “G1”, uma “força-tarefa” foi colocada em ação nesa manhã para realizar um transplante de pulmão. O órgão é captado no Hospital São Vicente de Paulo, de um garoto que faleceu aos 17 anos, e levado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, ao Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo. A receptora é uma jovem de 25 anos diagnosticada com bronquiectasia, moradora de Indaiatuba.
Ela também foi levada até o Incor pelo Águia, que pousou por volta das 11h no km 60 da Rodovia Santos Dumont, na frente da base da Polícia Rodoviária, onde a paciente embarcou. A pista foi interditada por alguns minutos durante a manobra. Ele chegou à Capital por volta do meio-dia (foto).
Segundo o hospital de Jundiaí, o órgão, assim que captado, será levado ao heliporto da Prefeitura, onde será entregue à equipe do Águia. A previsão é que o transporte seja feito por volta das 14 horas.
Além do pulmão, o coração também será captado e doado para um outro paciente.