
Dois meses depois, nada de reforma na Estação Ferroviária de Jundiaí
Governo tinha anunciado obras para setembro, investimento de R$ 6,8 milhões
O gerente de projetos da CPTM, Eduardo Tavares de Lima, havia anunciado pelo “JJ” que, a partir do dia 1º de setembro, a Estação Jundiaí, terminal da extensão operacional da Linha 7–Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, estaria em reforma. Como se vê nestas fotos deste 5 de novembro, nada mudou.
O processo de restauração, segundo Lima, tem R$ 6,8 milhões liberados para troca da cobertura da estação e adequações internas das salas de operações. Também a passarela deverá ser reformada. A questão é quando?
O que se nota na estação é uma cara geral de abandono. Os relógios não funcionam, as paredes estão descascadas. o telhado não inspira confiança, os antigos bancos pedem tratamento… Tem até lixo espalhado entre os trilhos. Álcool em gel? É lenda na linha Rubi-7 toda.
MAIS SEGURANÇA
Com novos trens e mudanças no esquema em Francisco Morato (leia), ir de Jundiaí para São Paulo ficou mais rápido e confortável, embora a volta ainda tenha a maioria das viagens com baldeação.
Outra mudança em relação aos velhos tempos de subúrbio é que há muitos seguranças, homens e mulheres, dentro dos trens, para coibir abusos contra as mulheres e vendas pelos ambulantes.
A passagem custa R$ 4,40 de Jundiaí ao Braz e dá direito a usar o metrô sem necessidade de outro bilhete.