
Voa-SP quer Mata Ciliar longe do aeroporto de Jundiaí
Concessionária anunciou nesta segunda que pediu devolução da área onde fica ONG
A Associação Mata Ciliar, uma das 7 Maravilhas de Jundiaí, recebeu uma notificação de que a Voa-SP requer a devolução da área de cerca de 3 hectares aos pés da Serra do Japi.
Ela sugeriu à Mata Ciliar uma permuta de terreno com custeio das obras necessárias dos novos viveiros e da mudança, mas sem apontar para onde a ONG iria.
Na reclamação, a concessionária do Aeroporto de Jundiaí diz que a Mata Ciliar foi informada em 2019 sobre a necessidade de devolução da área e remanejamento total da ONG para outro local, mas ainda assim construiu viveiros de animais silvestres a 300 metros da pista de pouso, colocando em risco a segurança aeroportuária.
A Voa-SP argumenta que o aeroporto existe há 80 anos naquele espaço e que a partir do próximo dia 20 passa a operar por instrumentos e irá incrementar as rotas comerciais.
A Mata Ciliar tem cobrado apoio de autoridades e da população para o problema com os animais silvestres por conta de obras que a concessionária vem fazendo, gerando desconforto e estresse aos bichos.