
Mora perto de mata? Leve a sério ideia de se vacinar
Vacinação ocorre todos os dias. Confira quando é na UBS da sua região…
Os moradores de Jundiaí precisam se imunizar contra febre amarela. A dose é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. Em agosto, um macaco infectado apareceu morto e esta semana foram confirmadas mais três outras mortes. E mais: são 58 outros animais mortos e à espera de confirmação dos exames se isso aconteceu por conta da doença. A cidade não registra casos da doença em humanos, mas a prevenção é necessária.
A orientação é para os moradores especialmente de bairros com características rurais, que ainda não se imunizaram, procurem a UBS mais próxima para receber a dose, gratuitamente. “É importante que a população moradora nas áreas onde há mata se imunize já. A febre amarela é uma doença perigosa, que pode matar”, avisa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza.
Os macacos infectados que morreram foram encontrados no bairro São José da Pedra Santa, dois no Corrupira e um no Champirra. Outros 58 aguardam resultados de exames. Ao todo a cidade registra 101 macacos encontrados mortos e encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz nas últimas semanas.
Quem deve ser vacinado?
Precisam ser imunizadas crianças a partir de nove meses a idosos. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais da UBS. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.
Macacos não transmitem
A transmissão da doença ocorre através da picada de insetos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas. Por isso, esses animais são tidos como ‘sentinelas’ da doença para os humanos.
Relação das UBS e dias de vacinação, lembrando que o horário é das 9h às 12h e das 13 às 15h: