Gislaine Barros, a “Rainha do WhatsApp”
Edu Cerioni
Coach motivacional e influencer, Gislaine de Barros foi saudada na abertura da Fens 2023 como uma das grandes incentivadoras do comércio de Jundiaí e região.
Subiu ao palco junto com prefeito, vice e gestores, entre outros vários homens, apresentada como uma mulher que fomenta e apoia a economia da cidade. Depois, disse que o bolo da economia só é gostoso se todos tiverem direito a um pedaço.
O que ela faz é criar e movimentar grupos de comércio no WhatsApp. E quer saber quantos já são? “São exatos 540”, contabiliza com orgulho.
O primeiro grupo foi a Liga das Empreendedoras, cinco anos atrás. O último lançado foi na quarta-feira, dia 1º de março, para negócios do Gramadão, Samambaia e Quinta das Videiras. Entre um e outro, tem grupo para Centro, Vila Arens, Vianelo, Ponte São João e por ai vai. Um deles é do Parque Brasília, onde ela mora.
Gislaine diz que seu negócio é apresentar o vendedor ao comprador e vice-versa. Ela trabalha com duas colaboradoras que além de abastecerem de conteúdo os grupos também vão aos bairros captar novos comerciantes. A inclusão do número de telefone é de graça e se o lojista ou prestador de serviços quiser, Gi cobra uma taxa para que sua equipe faça postagens que ela assegura dão muito resultado.
“Quando somos contratadas, fazemos um estudo para fechar um pacote de disparos direcionados e automáticos que aproveitam os horários de picos”, ensina. E lembra: “O WhatsApp fez nova atualização e isso foi fantástico. Antes, eram 257 pessoas no máximo em um grupo e hoje são 1.024. Quase todos os nossos 540 grupos têm cerca de mil inscritos cada”.
Gislaine trabalhou, por exemplo, na campanha que rendeu a Antonio Carlos Albino a maior votação entre todos os candidatos a vereador em 2020. O atual presidente da Câmara Municipal de Jundiaí elogiou a influencer: “Hoje todo mundo recorre ao Google quando quer um produto ou serviço e o que a gente acha normalmente é de fora. Nos grupos da Gislaine a gente conhece o que o vizinho tem a oferecer e isso significa redução de custos e movimentação da economia local”.
A influencer explica que além de grupos de vendas, cria grupos para sugestões de melhorias de Jundiaí, para que cada pessoa ajude a melhorar seu bairro, sua rua.