LOADING...

Jundiaqui

 Uma horta que inspira e pode valer US$ 50 mil
20 de junho de 2023

Uma horta que inspira e pode valer US$ 50 mil

A foto das duas estudantes da EMEB Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos mexendo na hortinha já ganhou o mundo. Saiu do Jardim Califórnia, região do Tarumã, para a final do prêmio internacional World’s Best School Prize 2023, recém-criado e já considerado o Oscar da Educação.

A escola municipal de Jundiaí com seu projeto de horta se classificou entre os dez finalistas na categoria Supporting Healthy Lives (Apoiando Vidas Saudáveis). São 50 selecionados no mundo em cinco categorias. Em outubro, os melhores de cada uma vão dividir 250 mil dólares.

Os meninos e as meninas das escolinhas da cidade estão inseridos no Programa Escola Inovadora e são estimulados desde cedo ao consumo de alimentos saudáveis. A Emeb do Califórnia foi classificada porque suas crianças – de 3 a 5 anos – estão no Projeto Naturelo, desenvolvido a partir de 2022. O foco é conscientizar e envolver também os pais e a comunidade como um todo para uma vida mais sustentável.

Entre as atividades desenvolvidas na unidade está uma horta, fazendo as crianças se interessarem pelo plantio, colheita e preparo de alimentos, bem como as famílias, que também criaram hortas orgânicas em suas casas com base nas orientações da escola.

O prêmio, criado no ano passado pela T4 Education em parceria com a Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah, reconhece o papel fundamental desempenhado pelas escolas no desenvolvimento da próxima geração de aprendizes e sua significativa contribuição para o progresso da sociedade, desafios que prometem ser cada vez maiores – a pandemia de Covid-19 serve de grande alerta global.

Cinco escolas brasileiras estão entre as finalistas para o World’s Best School Prize. Dessas, duas são do Ceará, uma de Minas Gerais e duas de São Paulo.

Prev Post

Jundiaí é tri em turismo…

Next Post

3ª FENS já gera expectativa

post-bars

Leave a Comment