
Febre amarela: UBSs não dão conta e vacinação irá ao Parque da Uva
Mutirão será feito entre segunda e quarta-feira para todas as idades
Entre segunda (9) e quarta-feira (11), Jundiaí vai montar um posto avançado de vacinação contra a febre amarela no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), das 9h às 15h, com o apoio de estudantes das escolas de enfermagem da cidade.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem vacinando, mas há reclamação de que muitos jundiaienses não estão conseguindo atendimento no Vianelo e outros bairros, o que exigiu o mutirão.
A Prefeitura de Jundiaí informa que todas as UBSs ofertam a dose de vacina “conforme a capacidade de atendimento, organizado por meio de distribuição de senhas”.
Mais tempo
As UBSs Hortolândia, Novo Horizonte, Tamoio e Agapeama atendem com horário estendido até as 20h diariamente. O PSF Centenário funciona quinta-feira até as 20h e o do Rio Acima, abrirá até 19h30 na segunda-feira (9). No sábado (7) haverá atendimento em horário especial, das 9h às 16h, nas UBSs Novo Horizonte, Caxambu, Vila Rami e Hortolândia.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses informa que foram registrados 117 macacos mortos na cidade nas últimas semanas, cinco deles com febre amarela confirmada e outros 75 sob suspeita e esperando resultado de exames. 37 mortes tiveram a febre amarela descartada como causa – não foi divulgado o que levou a esses óbitos todos.
A Unidade de Saúde informa que não há registro de morte de humanos por conta de febre amarela, mas reforça a necessidade de que todos sejam vacinados – a imunização tem validade por 10 anos.