
Você almoçou hoje?
Por Manuel Alves Filho, chef de cozinha e jornalista
Você almoçou hoje? Se sim, que bom. Muitas pessoas ao redor do mundo não tiveram a mesma oportunidade.
Eis um dado que talvez lhe embrulhe o estômago: 815 milhões de pessoas espalhadas pelo planeta, contingente que equivale a quatro Brasis, passam fome. Outras 580 milhões sofrem de desnutrição crônica, 38 milhões a mais que no ano passado.
Como se não bastasse, 150 milhões de crianças menores de 5 anos são subnutridas e outros 52 milhões sofrem de descompensação crônica, problema caracterizado pela inadequação do peso em relação ao estômago.
Em agosto de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus países membros elaboraram a Agenda 2030, conjunto de programas, metas e ações que têm por objetivo construir, até 2030, um mundo sustentável e livre da pobreza e da fome. A julgar pelos números aqui apresentados, divulgados pela própria ONU, a missão será muito complicada, principalmente se não houver o engajamento daqueles que fazem três ou mais refeições por dia.
Como jornalista e cozinheiro, penso que o combate a todas as formas de desperdício e o aproveitamento total dos alimentos contribuiriam de maneira importante para enfrentar esse flagelo.
Considero que cairia bem a união entre chefs de cozinha, restaurantes, universidades, poder público e entidades assistenciais para trabalharmos conjunta e coordenadamente com esse propósito.