
Rotary Club Leste ajuda a manter Instituto Luiz Braille
Entidade de Jundiaí chega ao Jubileu de Ouro com festa nesta sexta-feira
Edu Cerioni
Em seus 50 anos de atividades, o Rotary Club de Jundiaí Leste tem entre seus feitos a ajuda, desde 1989, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão. São 19 membros atualmente e que passam a ter como presidente Claudio Garcia Gomes. A posse será em festa nesta noite de sexta-feira (15).
Claudio conta que cada sócio paga uma mensalidade de R$ 100,00. O Rotary tem reunião toda noite de terça-feira, sendo a última do mês reservada para uma palestra – convidados de diferentes áreas ajudam o grupo a expandir seus conhecimentos com objetivo de ampliação dos trabalhos assistenciais.
O Braille teve o Rotary Leste como aliado para a construção de seu prédio no Anhangabaú e recebeu também ajuda para equipar seu ambulatório oftalmológico. Hoje, a contribuição é para atendimento de reabilitação visual e cirurgias. Antonio Finati Pacheco, que passa a presidência do Rotary para Claudio, é também presidente do instituto, tendo a seu lado na diretoria outros quatro rotarianos do Jundiaí Leste, inclusive seu vice José Carlos de Lima (ambos na foto abaixo).
O Braille é o foco, mas outras instituições recebem ajuda, segundo Claudio, como em doações de livros. A leitura é promovida pelos rotarianos ainda com eventos em praças. Outro destaque no trabalho é levar jovens para intercâmbio internacional e apoio ao plantio de árvores e limpezas de nascentes de água.
Nossa cidade tem seis Rotary Club, o mais antigo deles o Jundiaí, que gira na casa de setenta anos. Além do agora cinquentenário Leste, os outros são Oeste, Sul, Vila Arens e Serra do Japy, o caçula e com uma década de atuação. A orientação básica é que cada entidade tenha em torno de vinte membros. Claudio diz que tem por objetivo renovar o Leste com pelo menos cinco novos integrantes.
Claudio conta que tem dois anos e meio de Rotary e que está em um aprendizado constante. E se orgulha de ocupar um cargo que teve tanta “gente importante e que fez o bem por Jundiaí”. Ele conta com apoio da esposa, Lucinha Andrade Gomes, que é presidente do Clube da Lady, entidade que também trabalha na assistência social em Jundiaí.
“Estar na presidência é coordenar sonhos coletivos de um grupo forte, coeso e determinado em exercer o trabalho voluntário com idealismo e vontade”, define sua missão.