
“Simulacron” leva arte fotográfica de João Borin à Pinacoteca
Exposição fica em cartaz até dia 28 de novembro, com entrada gratuita
João Antonio Borin é mais conhecido em Jundiaí por conta de seu envolvimento com a história da cidade. Mas agora o artista plástico, gravador e curador de exposições mostra seu talento para a fotografia. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe a partir desta quarta-feira (31), às 19 horas, a abertura da mostra “Simulacrum”, que permanecerá aberta ao público até o dia 28 de novembro.
O descarte de manequins de vitrine em um depósito de ferro-velho em Jundiaí proporcionou o registro fotográfico dessas imagens que copõem “Simulacron”.
“Corpos humanizados, de homem, de mulher, de criança, jogados numa carroceria baú, uns sobre outros, muitos encostados no espaço do deposito a céu aberto, corpos sem braços, braços sem mãos, pernas e cabeças sem corpo – a humanização desse material, sem vida, desperta no imaginário um sentimento de abandono, desespero, carinho, sensibilidade, erotismo, sensualidade e outras maneiras de leituras, um cenário que representa uma ruptura do que estamos acostumados a ver nas lojas de rua ou dos shopping centers, vestindo a última tendência da moda. Por isso espanta, mexe e provoca reflexões sobre o simulacro da figura humana representada pelos manequins, ao olhar do observador – hoje nos manequins, amanhã nos robôs humanoides.”
Como fotógrafo, Borin conquistou o 2º lugar na categoria Colorido no Concurso de Fotografia da Ponte Torta, monumento histórico de Jundiaí, em 1981, e em 2012 inaugurou a exposição individual “Quarta-feira de Cinzas”, com fotografias dos destroços dos carros alegóricos do Carnaval, na Galeria Glória Rocha (Centro das Artes hoje fechado) e no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Participou ainda da exposição coletiva de artes visuais “Jundiaí: Cidade vista e revista”, em 2014, no Solar do Barão, com a série de fotografias digitais com intervenções cromáticas.
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.