
Cultivo simultâneo em mesmo terreno de pepino caipira e uva em destaque
Agronegócio de Jundiaí motiva visitas de grupos universitários
A quarta-feira (17) foi de visitas a Jundiaí de alunos de pós-graduação em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, de Botucatu, e da graduação de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, de Piracicaba. Vieram atraídos pelo manejo e a tecnologia na produção de hortaliças e frutas.
Os pesquisadores com cadernos de anotações e canetas sob parreiras de uvas que se vê na foto é por causa de uma novidade que vem dando certo por aqui: a técnica de consórcio (cultivo simultâneo em um mesmo terreno) entre pepino caipira e uva, desde o plantio até a colheita.
O grupo de Botucatu, sob a coordenação do professor Antonio Cardoso, visitou propriedades nos bairros do Champirra e Caxambu, onde conheceu ainda as técnicas envolvidas na produção de abobrinha, pepino, berinjela e pimentão.
Já os alunos de Piracicaba, sob a orientação do professor Francisco Mourão Filho, visitaram cooperativas, propriedades rurais e adegas no Traviú e no Caxambu, além da Estação Experimental de Fruticultura do Instituto Agronômico IAC, no Corrupira. Os alunos aprenderam técnicas utilizadas na produção e beneficiamento das frutas cultivadas no município, como uva Niagara, caqui e pitaia.
Foto: Divulgação/PMJ