
“12º Round – a Luta Continua” ganha leitura dramática na Capital
Escrito pelo jundiaiense Sérgio Roveri, conta a vida de Emile Griffith, primeiro atleta de elite a assumir a bissexualidade
De Sérgio Roveri, o texto de “12º Round – a Luta Continua” terá leitura dramática nesta segunda-feira (15) com atores da companhia Os Crespos, no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em São Paulo.
O texto homenageia a vida e o legado do tricampeão mundial de boxe Emile Griffith, norte-americano que desde os anos 1960 se tornou uma voz conhecida na luta pelos direitos civis dos homossexuais no mundo.
A história do pugilista é construída não apenas por meio de sua voz, mas por uma série de personagens reais que tiveram importância fundamental em sua vida, como a mãe, os adversários e os namorados. Além deles, figuras fictícias surgem no palco a fim de promover uma contextualização histórica.
A leitura começa às 20h e a entrada é gratuita. “Vale muito a pena conhecer a vida deste gigante dos ringues que se tornou também um campeão na luta contra a opressão e o preconceito”, avisa o autor.
São 12 cenas de três minutos cada uma, que reproduzem a cronometragem exata de uma luta no ringue.
A leitura dramática integra a programação da mostra “Todos os Gêneros” do Itaú Cultural, que neste ano tem como tema o envelhecimento do corpo LGBTQ+. O evento conta ainda com mesas de debate, curso, show e exibição de filme.