
Pinacoteca expõe trabalho de artista chileno
Manuel Marchant traz um olhar crítico sobre a ordem social e política nas últimas décadas no Chile
O arquiteto e artista plástico Manuel Marchant trouxe a Jundiaí a exposição “Trilogia”, em cartaz na Pinacoteca com entrada é franca.
São três módulos: “Fábricas” resgata a história urbana por meio da construção de imagens complexas, misturando fotos reais a intervenções artísticas.
“El Discurso de Diógenes” surge após o artista testemunhar um incêndio em um armazém de varejo em Santiago. “Uma vez extinto o incêndio, no dia seguinte, tirei muitas imagens digitais dos ‘restos mortais’, que ficaram como testemunho, para serem usadas para fins de seguro e reconstrução”, conta. “No entanto, as imagens têm uma vida própria, a memória relaciona-as e entrecruza-as com informações que vêm de outras experiências e pensamentos. As imagens constituem uma crítica à forma atual de acumulação de capital e mercadorias, e é uma reflexão sobre a produção de necessidades supérfluas”.
“En los Bosques de Mashue” Marchant mostra uma região de beleza mágica, em que de noite um céu radiante permite ver as estrelas e constelações infinitas do nosso hemisfério celestial meridional.
A mostra vai até 14 de outubro. Rua Barão de Jundiaí, 109, com visitação de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 9h às 16h.
Fotos: Edu Cerioni