
Cegos vão usar o tato para conhecer trabalho de Sarro na Pinacoteca
Mostra com curadoria de Sandra Setti traz obras especialmente feitas para deficientes visuais
A convite da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Jundiaí recebe em dezembro uma exposição inusitada de obras desenvolvidas para deficientes visuais com telas do artista plástico Adelio Sarro. A curadora Sandra Setti lembra que a série foi produzida com determinados relevos e explicações em braille que podem fazer com que o deficiente visual conheça as imagens incluindo suas cores. “Tenho vídeos de cegos rindo e outros chorando ao tatearam as obras, são reações incríveis”, avisa.
Sarro, conhecido nos cinco continentes, possui obras e esculturas em coleções de museus da China, Israel, França, Espanha e cinco dos Museus Rally espalhados por países da América do Sul. Apresentou exposições voltadas a portadores de deficiência visual na Europa.
Na Pinacoteca serão apresentadas 15 telas com composições figurativas nas medidas de 130 x 130 cm. As obras serão dispostas lado a lado. E logo na entrada da Pinacoteca estará exposta uma escultura de grandes dimensões em resina de vidro e intitulada “Perfil do Olhar”, em clara alusão à temática da mostra. Para as pessoas sem deficiência, serão disponibilizadas vendas de tecido preto, para que se coloquem no lugar dos cegos.
O título da mostra é “Olhos da Alma” em homenagem ao jovem pianista Allen Lima, que compôs uma música com este título, embalado pela sua sintonia com os ideais e obras de Sarro.
EM APARECIDA
Adelio Sarro, um dos ícones da arte contemporânea brasileira, alcançou o World Economic Forum e por dois anos (1997 e 2003) produziu painéis que serviram de fundo para a famosa convenção em Davos – Suíça. Mais perto de nós ficam suas esculturas da Via Crucis da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, onde também tem murais e vitrais.
Recentemente, teve a honra de ser convidado a inaugurar o Espaço de Esculturas do Memorial da América Latina em São Paulo, onde foi homenageado.
Idealizou e criou o Memorial de Arte Adelio Sarro, entidade sem fins lucrativos e localizado em Vinhedo.
Exposição de Arte “Olhos da Alma”
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Artista plástico: Adelio Sarro
Curadoria: Sandra Setti
Inauguração: 6 de novembro de 2019, 19h30
Período da exposição: de 7 de novembro a 10 de fevereiro de 2020
Endereço: Rua Barão de Jundiai, 109, Centro
Entrada gratuita.
Fotos: Divulgação e Rebeca Von Zuben/Guia Gaia