
Nosso primeiro arranha-céu agora é um setentão
Foi em 1950 que o Edifício Carderelli, no Centro, teve sua inauguração
Hoje nossa cidade conta com prédio de 140 metros de altura, como é o caso do The One Office Tower, mas essa história começou mais acanhada há setenta anos. Foi em 1950 que aconteceu a inauguração do Edifício Carderelli, com seus quatro andares, algo de pouco mais de 15 metros, mas suficientes para lhe darem o título de primeiro arranha-céu de Jundiaí.
A construção começou em 1948, projeto do arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti, com a participação de Giácomo Venchiarutti e Odil Campos Saes. O dono era Nicolau Carderelli.
Começou com uso residencial nos andares superiores e um espaço comercial no térreo, ocupado primeiramente pela Casa Independência, que vendia tecidos e artigos de costura. Hoje abriga escritórios e consultórios médicos nos andares superiores e no térreo a loja de calçados A Passarella, com entrada pela rua Barão de Jundiaí em frente ao Museu Solar do Barão e pela praça Governador Pedro de Toledo.
Tem grau de proteção pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico. Sua estrutura é de concreto armado, laje de concreto, com paredes de alvenaria, revestimento externo de patilha cerâmica e esquadrias externas em ferro e vidro.