
De 14 a 31 tem o Festival Delas, cheio de mulheres nas artes
4ª edição do festival tem como propósito mostrar as múltiplas identidades e protagonismo feminino no mundo
Jundiaí recebe o Festival Delas – Mulheres na Arte de 14 a 31 de março em diversos espaços. A novidade para este ano é a mostra de dança.
Idealizado pelas artistas e produtoras Isadora Reis, Katia Manfredi, Mariana Benatti, Heloísa Oliveira e Paula Pimenta, o festival foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e trará exposições, oficinas, debates, intervenções artísticas, atividades formativas e apresentações de teatro, artes visuais, música, cinema, literatura e circo, além da dança.
A abertura é com a “Mostra Delas de Artes Visuais”, na galeria de arte Fernanda Perracini Milani – Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176) a partir das 19h. Também no dia 14, no Bar do Haules, acontece o “Fervo Delas”, a partir das 22h com shows de Mc Dellacroix e Alice Guel, artistas que estão mudando a cena musical nacional e trazendo discussões
importantes sobre racismo, transfobia, homofobia e exclusão social. A programação também conta com participação das Dj’s do cenário musical local Furacão Alice e Safo de Lesbos, além de Rebeka Konopkinas, do trio Estratosféricos como Vj set.
Dia 15, a atriz diretora Georgette Fadel traz o espetáculo “Afinação I”, onde interpreta a pensadora e professora francesa Simone Weil (1909-1943) em uma aula, acompanhada de um violoncelo, fazendo uma ode à razão. O texto, que inclui trechos de Brecht, Hegel, da própria Simone Weil e citações de Karl Marx, aborda as relações entre a opressão e o sofrimento no mundo, o boicote ao pensamento racional e a urgência da liberdade. A apresentação acontece na sala Jundiaí do Complexo Fepasa (Av. União dos Ferroviários, 1760) a partir das 20h.
Foto: Julia Barker/Divulgação