
Exposição de John Lennon no MIS tem curadoria de jornalista jundiaiense
Ricardo Alexandre trabalha na mostra que traz fotografias feitas por Bob Gruen
Nesta sexta-feira (13), o MIS – Museu da Imagem e do Som, ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre a exposição “John Lennon em Nova York, por Bob Gruen”. Reúne fotografias do eterno Beatles e tem curadoria de um jundiaiense. Ela é assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre.
A mostra traz imagens feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock’n’roll, que documentam a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
As imagens de Gruen exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas: pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama. Além dos excessos, dos shows e das festas, as fotografias apresentam os seus momentos de intimidade e lançam um olhar aprofundado sobre a pessoa por trás da imagem de ídolo internacional.
A exposição marca os 80 anos de nascimento e 40 anos de legado de John Lennon, além de integrar a programação comemorativa dos 50 anos do MIS.
Ricardo Alexandre é o que se pode chamar de fera do rock sem subir ao palco. Tem livros publicados, documentários, artigos, palestras e forte atuação como crítico musical no rádio e em vídeo. É autor, entre outros, de “Nem vem que não tem – A vida e o veneno de Wilson Simonal”, que ganhou o prêmio Jabuti, o Oscar da literatura nacional, como a melhor biografia de 2010. Seu trabalho na revista “Bizz” (2004/2007) lhe valeu o Prêmio Abril de Jornalismo. Um documentário de Ricardo Alexandre que fez barulho foi o “Sem Dentes: o Banguela Records e a turma de 94”, registro de uma grande fase do rock nacional.
Os ingressos para ver a exposição de John Lennon custam por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e contemplam a visitação durante o mês de março – à venda pelo Sympla. Fica em cartaz até 7 de junho de 2020. O MIS fica na Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.