
Osmar Arroyo: o genial artista da Colônia ganha o mundo
A Arroyo Art School se prepara para lançar cursos de desenho on-line
Edu Cerioni
Ele pode até estranhar a comparação, uma vez que é de uma simplicidade ímpar, mas não tem como não ver traços do gênio Leonardo da Vinci quando a gente se depara com a obra de Osmar Arroyo, o grande professor de artes do Além Viaduto.
Seus desenhos e ilustrações são fantásticos e nos abrem um novo mundo, fascinante pelos detalhes tão bem trabalhados – cada pequeno traço tem motivo para estar ali.
Já suas esculturas são de uma realidade surpreendente, exigindo horas e mais horas para definir um único dente, para respeitar a simetria dos olhos, para que nada sai fora dos eixos… E tudo que toca, Arroyo transforma em arte.
Nos últimos 27 anos, ele ajudou a formar novas gerações de desenhistas na cidade, sempre com sua escola na Colônia – ele nasceu no Jardim Carpas. Agora, Arroyo prepara livros e vai das cursos para alunos do mundo todo. A escola quebrou as barreiras de Jundiaí e do Brasil graças a trabalhos como a capa do novo disco da banda Gonoreas, da Suíça, lançada na última sexta-feira (confira).
Publicitário formado pela Escola Panamericana de Artes, tem 49 anos e trabalhos espalhados por todo o mundo. Fez ilustrações também para a Van Canto, da Alemanha (foto abaixo), entre outros.
Pela Osmar Arroyo Cursos de Desenho, rebatizada de Arroyo Art School, já passaram mais de 6 mil alunos.
Filho de pai espanhol e mãe italiana, da família Bisetto, Osmar é um sujeito inquieto e sempre buscando inovação com seu trabalho. O cabelo ele não corta há sete anos e também conserva a barba, enfim, tem muito do mestre Da Vinci também no visual desse roqueiro que ama e defende os animais e a natureza – cria junto com a mulher Beatriz cães, tartarugas e carpas. Por seu engajamento na causa animal, ganhou a Medalha Petronilha Antunes, da Câmara Municipal, uma honra para poucos.