
Mais regras: blocos com desfile máximo de 6 horas
Jundiaí terá só dez dias possíveis para promover a folia
Edu Cerioni
Saiu o edital sobre os blocos para o Carnaval 2020 e a Prefeitura de Jundiaí apertou ainda mais o cerco. Agora são apenas dez datas possíveis para se sair às ruas e o tempo máximo entre concentração e dispersão não pode passar de 6 horas. Assim como em 2019, o fim do desfile tem obrigatoriamente que acontecer até 20 horas.
Os comandantes da folia têm até 13 de janeiro de 2020 para o cadastramento na Cultura, dentro do Complexo Fepasa, podendo ser pessoa física ou jurídica e tendo que apresentar “Plano de Segurança”, inclusive com bombeiros civis, e ficha com dados de todos que vão trabalhar, até os que vão segurar o cordão de isolamento. Isso sem contar contrato com os artistas e equipes de produção. Para quem espera levar mais de 5 mil foliões a exigência é contratação de ambulância com no mínimo dois socorristas.
Os desfiles têm datas certas, não é assim livre como se imagina de um Carnaval: poderão ser realizados somente do dia 14 a 16 de fevereiro, entre 21 a 25 de fevereiro (que é a Terça-Gorda), no dia 29 de fevereiro e 1º de março.
Os trajetos terão que ser aprovados pela Guarda Municipal e outros órgãos. A contrapartida para quem tiver o cadastro aprovado: trio-elétrico, banheiros químicos e varrição de rua ao final da festa.