
A maior Parada Natalina de Jundiaí
Por Edu Cerioni – A Parada Natalina do Sincomercio e da CDL agitou Jundiaí na noite desta quinta-feira (19) – uma festa de parar o trânsito, literalmente, com engarrafamento de carros pela região central toda e de gente na rua do Rosário.
Festa essa sonora, colorida, animada que uniu as famílias nas calçadas para aplaudir uma fantástica mistura de fantasias no surpreendente desfile de cerca de uma hora e quinze minutos.
O tempo ajudou, calor sem chuva em pleno dezembro, e as pessoas se jogaram de cabeça e coração, com celular na mão para registrar todos os detalhes, e foram muitos. O que se viu foi o sorriso contagiante tomando conta do Centro.
Foi o nono ano da atração comandada por Edison Maltoni e equipe e ele assegurou que foi a parada maior e mais bonita de todas. O apoio cultural foi do Sesc Jundiaí.
Cerca de 300 pessoas fizeram a festa de milhares. Teve desfile de fanfarra, bandinha, fadinhas e super heróis. Teve escoteiros, jogadores de futebol americano e cortejo com carros antigos, alguns Fusca impecáveis, e máquinas de sonho, como Ferrari e Porsche, além de grandes motocicletas e triciclos.
Claro que com direito a Papai Noel em cima do jipe, bolinhas de sabão, buzinas e roncos de motores. E mais chamativo ainda: malabaristas em cima da perna-de-pau, que incrível deve ter sido observar tudo lá de cima… Teve quem se arriscou menos que os artistas circenses e curtiu das sacadas de prédio.
A concentração foi na rua da Imprensa Jundiaiense, ao lado do Fórum, onde muita gente já parou por causa do burburinho do aquecimento. Dali, a folia foi descendo a Rosário, com Noeletes abrindo caminho até a praça do Coreto. Logo atrás veio a Banda Marcial Bamalo, com muitos instrumentistas de sopro e jovens dançarinas.
Minie e Mickey tiveram a companhia de Pato Donald e Pikachu. Se viu em pleno asfalto da Rosário também a Mulher Maravilha, o Super-Homem, o Batman, o Homem-Aranha e até o Super-Mário com o Luigi. Estavam ao lado de rainhas, reis, príncipes e princesas do cinema e também da vida real, como as eleitas princesa e a rainha da Festa da Uva 2025, o trio Beatriz Vioti Zuim, Maria Júlia da Silva e Larissa Diogo Souza, e mais a Miss Pérola Negra Alissa Galdino.
O Expressinho, ônibus iluminado que transporta passageiros entre o estacionamento do Expressa e Centro, foi dirigido por uma motorista, tendo na rua à sua frente o mascote Vaguinho do Trânsito. Foram dezenas de ciclistas, inclusive mirins, além do artista Uli Vertuan roubando a cena com um velocípede.
Maltoni, que preside Sincomercio e CDL Jundiaí, estava emocionado ao final da parada. “Virou tradição. É uma alegria para nós montar toda essa estrutura, reunir tantos parceiros e voluntários para oferecer uma festa contagiante como essa. Nosso objetivo é atrair a presença do público e estimular as vendas, mas também de espalhar a magia do Natal”.
Wagner Dini de Castro, o Gueto, gerente do Sesc Jundiaí, apoiador da Parada Natalina, destacou que “além das manifestações culturais que temos aqui, que são lindas, a gente tem algo muito importante que é a ocupação do espaço público, isso é fundamental para uma cidade viva. Essa parada é exemplo de uma cidade que traz vida para o seu Centro, marcante para a história e o futuro de Jundiaí”.
E tem mais: neste sábado (21), o Sincomercio e a CDL apresentarão uma intervenção circense, também com apoio cultural do Sesc, das 12 às 14h, chamada “Olha o Palhaço no Meio da Rua” com a Cia. Tramp.
Além disso, a visita da Trupe de Natal pelos bairros de Jundiaí acontece a partir das 15h até a segunda (23).
COMÉRCIO – Para Maltoni, “Jundiaí entra depois e sai antes das crises e por isso as vendas do comércio varejista estão em alta e devem crescer 3,5% em 2024, em comparação com o ano passado”.
Se as estimativas se confirmarem, o faturamento real atingirá a marca de R$ 81,3 bilhões — maior cifra desde o início do levantamento que vem de 2008 para cá. É reflexo da queda da taxa de desemprego e geração de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir.
Veja mais fotos da parada Natalina 2024:
Fotos: Edu Cerioni e Divulgação/Tatiane Silvestroni