
Após 15 anos, Ana Karina Barbieri volta ao palco de Jundiaí, nesta sexta no Sesc
Sobrinha de Maria dos Pacotes vem com a Cia do Terno, de Londrina, no espetáculo “Na Gaveta de Baixo”
“NA GAVETA DE BAIXO – Recordações de um corpo de afetos”
(Solo revela vida pessoal inspirado por Clarice Lispector e Martha
Graham)
“Na Gaveta de Baixo” parte de um modo de trabalho chamado dramaturgia da lembrança. Foi desenvolvido pelo diretor Aguinaldo de Souza junto a um grupo de atores pesquisadores entre os anos de 2008 a 2012. A atriz Ana Karina Barbieri, que participou deste processo, usa deste conhecimento para propor não apenas o roteiro da cena como também a sua presença cênica.
Voltada para sua própria vida, em episódios selecionados e trabalhados artisticamente, realiza um conjunto cativante de ações e textos, que vai de uma aparente clareza até o hermetismo estético. A densidade da literatura e da dança moderna alimentam o processo da atriz e o espetáculo é finalizado e produzido por ela sob o olhar de um diretor que também se identifica com este modo de pensar e realizar uma teatralidade.
No plano formal de “Na Gaveta de Baixo”, a repetição e a transformação de
movimentos são geradores de revelações de um corpo jovem que se dobra,
enruga, treme e que a atriz expressa, com verdade e intensidade, no mesmo
instante em que ocorrem.
Ana Karina Barbieri é bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestranda em Artes da Cena no IA- Unicamp. Durante a graduação participou dos projetos de pesquisa “Treinamento técnico e sistematização de processos físicos de trabalho de ator” e “Entre a política e a estética: Meu corpo – página e a memória do holocausto nazista”. A parceria com Aguinaldo de Souza, professor de Artes Cênicas da UEL, tem mais de uma década em trabalhos que foram apresentados em festivais de São Paulo e Paraná.
“Na Gaveta de Baixo” nasceu do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Karina em 2014. Em 2019 estreou com projeto patrocinado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina e desde então percorre diferentes espaços culturais, com destaque para a “Mostra Nacional de Artes Cênicas” do Festival Internacional de Londrina.
A quem interessar possa – A atriz, Ana Karina Barbieri, é sobrinha de Carlota Edith Barbieri, conhecida como Maria dos Pacotes e está em processo de elaboração de novo solo, denominado “As Três Marias”, a respeito das mulheres de sua família. A estreia do espetáculo está prevista para maio/2022.
Em tempo: Maria dos Pacotes é tema de e-book de Edu Cerioni, editor do JundiAqui, finalizado em 31 de dezembro de 2021 com incentivo da Lei Aldir Blanc e à espera de seu lançamento pela Cultura Jundiaí.
Ficha técnica – Cia. do Terno. Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 50 minutos. Criação e atuação: Ana Karina Barbieri. Olhar: Aguinaldo de Souza Iluminação: Camila Rodrigues e Carol Vaccari. Operação de luz: Carol Vaccari. Operação de som/mídias: João Mosso. Foto: Valéria Felix e Fábio Alcover.
Serviço – Ingressos à venda por a partir de R$ 15,00 e R$ 30,00 (clique aqui), com início às 2o horas desta sexta-feira (25 de fevereiro). É na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6.600 – Jardim Botânico. É obrigatório uso de máscara cobrindo boca e nariz e apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto.