
Domingo de circo com “Simbad”
Palhaços e estruturas de bambu recriam lenda do marinheiro
Concebido para crianças aventureiras, o premiado espetáculo “Simbad – o Navegante”, dirigido por Carla Candiotto, incentiva a imaginação ao usar pedaços de bambu para representar penhascos, barcos, aves gigantes, serpentes, ilhas e muito mais. À frente do palco, dois palhaços disputam espaço para contar uma das histórias mais conhecidas da obra “As Mil e Uma Noites”.
Dois palhaços contadores de histórias compartilham com o público as aventuras do marujo Simbad, aventureiro que desbravou os mares em busca de riquezas e desafios. A lenda, que já teve adaptações para o teatro e cinema (em formato de animação e live-action), ganhou uma premiadíssima adaptação do Circo Mínimo. Em cena, estão o ator fundador do Circo Mínimo, Rodrigo Matheus (que também assina a dramaturgia da peça), e Ronaldo Aguiar, palhaço, bailarino e acrobata aéreo convidado.
Simbad, o Navegante foi o espetáculo mais premiado de 2015 em São Paulo, recebendo os prêmios São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca-Cola Femsa) de Melhor Espetáculo do Ano, Melhor Direção (Carla Candiotto), Melhor Ator (Ronaldo Aguiar) e Melhor Iluminação (Wagner Freire). Foi o Melhor Espetáculo do Ano segundo o jornal O Estado de São Paulo e segundo melhor espetáculo do ano, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. Único espetáculo brasileiro selecionado para participar do IPAY – International Performing Arts for Youth, nos Estados Unidos.
Para adaptar a famosa história do marujo Simbad, foi utilizada a versão de Mamede Mustafa Jarouche, pesquisador, tradutor e professor universitário da USP, que fez a primeira tradução direta do clássico árabe “As Mil e Uma Noites” para o português. Em sua recriação, o Circo Mínimo manteve o arquétipo peculiar de Simbad. “Ele tem uma paixão pelo desconhecido e não consegue ficar quieto. Simbad está em um lugar e, quando o dinheiro acaba ou quando está entediado, já vai para outro”, conta Rodrigo.
SIMBAD, O NAVEGANTE
Dia 19/09, Espaço Japi, Jundiaí – Facebook e Youtube – 20h.