
Edicarlos preside a Câmara
Vem do chamado Vetor Oeste, formado por bairros como Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves e Fazenda Grande, entre outros da periferia de Jundiaí, o novo presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026: Edicarlos Vieira.
O eleito com 14 votos pelos vereadores e vereadoras neste dia 1º de janeiro é do mesmo partido, o União Brasil, que o prefeito Gustavo Martinelli. São 19 cadeiras e Edicarlos concorreu e superou a recordista de votos em outubro, Quézia de Lucca, do PL da dupla derrotada para prefeito e vice José Antonio Parimoschi e Albino, e Faouaz Taha (PSD).
O filho de agricultores paranaenses de Guaraniaçu que vai completar 45 anos em fevereiro, chegou aqui aos 16. Está em seu terceiro mandato seguido, tendo sido eleito em 2016 com 2.257 votos, depois em 2020 obteve 5.439 e agora em 2024 chegou a 6.959. Na primeira tentativa, em 2012, fez 423 votos e não se elegeu.
Estudou no então Colégio Técnico de Jundiaí e depois na UniAnchieta e foi ali que se descobriu político. Começou agitando os universitários para exigir mudanças no trânsito da Marginal da Anhanguera e fundou o Diretório Central dos Estudantes.
Edicarlos sempre defendeu sessões noturnas para a Câmara, quem sabe agora consiga se unir a outros e mudar o horário e permitir maior participação popular. Outra bandeira é a tarifa social aos fins de semana e feriados (ônibus a R$ 1).