
Exclusivo: escritor de Jundiaí terá livro com a “Turma da Mônica”
André Kondo, articulista do JundiAqui, escreve a história “Lendas Japonesas” em parceria com Maurício de Sousa
Durante a Japan House, em São Paulo, a Editora JBC anunciou nesta segunda-feira (18) o lançamento de uma história em quadrinhos com lendas japonesas recontadas por André Kondo e ilustradas com a “Turma da Mônica”, de Mauricio de Sousa. O escritor radicado em Jundiaí é um dos articulistas do JundiAqui.
“Foi difícil guardar esse segredo, enquanto eu escrevia esse livro. A cada vez que uma ilustração chegava, eu me sentia como uma criança que ganha o seu primeiro gibi, uma criança que consegue ler sozinha as primeiras histórias… E me lembro de minha irmã e de meus pais nos levando para a banca para comprarmos gibis da ‘Turma da Mônica’, uma decisão nossa, já que o dinheiro era merecido com o cumprimento das tarefas domésticas”, conta o emocionado Kondo.
O escritor conheceu Mauríco em 2018, quando foi curador da 2.ª FLIVI, a Festa Literária de Vinhedo, que homenageou o pai da Mônica, do Cebolinha, do Cascão… Agora em 2019, eles se reencontraram na Bienal do Rio.
“Contar uma história com a ‘Turma da Mônica’? É como se eu me tornasse um ajudante do Mauricio, na tarefa de criar infâncias”, comemora. O lançamento será no primeiro trimestre de 2020.
A história contará com um total de doze contos baseados no folclore japonês, como, por exemplo, a lenda de Momotarou. O livro é totalmente colorido, com capa cartão, chegando no formato 20 x 27 cm, exclusivo para livrarias.
André Kondo é autor de nove livros, sendo oito premiados, incluindo “O Pequeno Samurai” (FTD, finalista do Prêmio Jabuti 2015 e M. H. Prêmio João-de-Barro). Recebeu mais de duzentos prêmios literários, possuindo textos publicados em várias antologias e revistas literárias no Brasil e em Portugal.
Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Recebeu a Bolsa de Criação Literária ProAC do Governo de São Paulo para escrever o livro “A peregrinação das folhas caídas”, relato poético de sua viagem literária pelos Estados Unidos, realizada como prêmio pela sua obra “Cem pequenas poesias do dia a dia” (Prêmio Unifor). Ministra palestras e oficinas de criação literária em vários eventos pelo país. Vive de literatura, um feito raro no Brasil de hoje.