
Exército de 4 mil trabalha nas eleições em Jundiaí
São mesários e outros voluntários que vão atender os eleitores no domingo
As eleições municipais em primeiro turno neste domingo domingo (15) – se tiver segundo turno, será dia 29 deste mês – vai contar com cerca de 4 mil voluntários em Jundiaí. Um total de 308.201 têm direito de votar na cidade, onde pesquisa aponta que 29% devem abrir mão desse direito, assustados pelo novo coronavírus.
Eles recebem um auxílio alimentação de R$ 40,00 e dois dias de folga em seus empregos para uma jornada que vai desde 6h30 e até 18h, com intervalo de uma hora.
A mesa receptora de votos é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários e um secretário. Dentro da seção eleitoral, o presidente da mesa é a autoridade máxima. Ele deve garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.
São os membros da mesa receptora que vão organizar os trabalhos das seções eleitorais do início até o encerramento da votação. Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e liberam a urna para o voto.
Além disso, os mesários são responsáveis por ligar e desligar a urna eletrônica e por retirar a impressão do papel com a totalidade dos votos na urna.
Já com relação aos voluntários de apoio logístico, eles irão ajudar a evitar a aglomeração de pessoas e o contágio da Covid-19. Por isso, estarão nas portas e corredores, indicando as salas de votações e impedindo que os eleitores fiquem circulando e conversando pelos locais. Eles também devem garantir que todas as pessoas estejam de máscara e usem álcool em gel – relembre as regras deste ano.
Todos os voluntários já foram convocados e treinados pela internet. Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual o eleitor pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição. Antigamente, eles eram convocados.
Em Jundiaí serão 79 locais de votação e a novidade é que você poderá conferir onde vota pela internet – clique aqui e saiba mais.