LOADING...

Jundiaqui

 Mais votado sem cadeira de 2020, Cardume vem renovado
29 de setembro de 2024

Mais votado sem cadeira de 2020, Cardume vem renovado

Henrique Parra é quem encabeça o Coletivo do Cardume para as eleições de vereadores de Jundiaí em 6 de outubro de 2024.

O cientista político, que ficou muito perto de uma cadeira no pleito anterior, agora traz junto Patrícia Torricelli Soares Dias, professora de ensino fundamental e médio pela rede pública, e Carol Lemos, empreendedora na área de gastronomia e eventos.

Henrique participa de sua terceira eleição. Em 2020, o Cardume ficou em quarto lugar entre todos os concorrentes, mas não assumiu umas das 19 vagas em jogo. Explica-se: faltou votação do partido, o PSol, para que se abrisse pelo menos uma cadeira na Câmara Municipal – o tal coeficiente eleitoral.

O Coletivo Cardume teve 2,18% dos votos válidos, soma de 4.256 ao todo – para se ter ideia de comparação, teve quem entrou com 1.649 votos apenas.

Já na eleição de 2022, para deputado federal, a votação ficou na casa de 4 mil também, sem que fosse eleito – por sinal, Jundiaí não tem nenhum deputado estadual ou federal.

São mais de 336 mil eleitores aptos ao voto dia 6.

Henrique diz que “o tempo do medo passou. A hora de brilhar e dar uma resposta ao preconceito, à intolerância e ao extremismo que se esconde atrás do conservadorismo na Câmara de Jundiaí é agora”.

Na foto acima, apoiadores do Cardume em festa no Villa Pizza Bar pelos 35 anos de Henrique Parra.

QUEM SÃO

Henrique Parra Parra Filho é parte essencial do Cardume. Cientista social com mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela USP, trabalhou em projetos importantes na área de e-participation e governo digital com órgãos governamentais e com a Unesco. É diretor executivo do Instituto Cidade Democrática e pesquisador ativo no LAPPIS/UnB, além de colaborar com o Instituto de Ciência Política da UnB.

Ajudou a fundar o Voto Consciente e sempre esteve envolvido na fiscalização das ações da Câmara e da Prefeitura, sabendo muito bem o impacto positivo que uma vigilância atenta pode trazer.

Patrícia Torricelli Soares Dias dá aulas na rede pública em Jundiaí e é advogada de direito criminal. Desde 2011 atua pelo movimento Voto Consciente. Em 2019, fez parte da chapa coletiva para federal.

Patrícia é neta do saudoso Virgilio Torricelli, que foi chefe de gabinete de prefeitos nas gestões de Vasco Venchiarutti e Luiz Latorre, diretor na Câmara – saiba mais.

Carol Lemos trabalha com gastronomia e é uma das fundadoras do coletivo Re-existir, que organiza atos a favor da democracia, ações de enfrentamento à fome e no auxílio a pessoas em vulnerabilidade social.

É neta de um dos políticos mais influentes de Jundiaí, o advogado Tarcísio Germano de Lemos, cinco vezes eleito vereador, presidente da Câmara de 1984 a 86, comandante da Guarda Municipal, secretário de negócios Jurídicos e vice-prefeito de 1969 a 73.

Prev Post

Em outubro tem Adriana Calcanhotto

Next Post

Quase metade dos candidatos são…

post-bars

Leave a Comment