3 jundiaenses comemoram 30 anos da conquista do Pan de Indianápolis
Os irmãos Marcel e Mauri de Souza e também André fizeram parte da seleção brasileira que derrubou os EUA
Edu Cerioni
Esse 23 de agosto marca a última grande conquista do basquete masculino brasileiro. Isso foi há trinta anos, quando a seleção tinha três jundiaienses: os irmãos Marcel e Mauri de Souza e também André Ernesto Stoffel. O Brasil entrou para a história naquele ano de 1987 ao ganhar o Pan-Americano de Indianápolis, em cima dos anfitriões, os Estados Unidos.
A surpresa veio com o placar de 120 a 115 (derrota de 54 a 68 no primeiro tempo), assegurando a medalha de ouro que ficou marcada por estabelecer a primeira dos EUA em uma partida oficial em casa e também primeira em que os norte-americanos sofreram mais de cem pontos.
O Brasil de Marcel e companhia quebrou uma invencibilidade de 60 jogos dos EUA. Naquele noite em Indianápolis, Mauri estava doente e não atou e André foi reserva do genial Oscar.
O capitão Marcel e o cestinha Oscar fizeram uma dupla impossível, anotando juntos 55 dos 66 pontos do Brasil no segundo tempo.
O time contou ainda com Guerrinha, Gerson, Israel, Paulinho Villas Boas, Rolando, Cadum, Pipoka e Silvio. O técnico era Ary Vidal.