
Duda Ribera se despede dos Jogos de Inverno e sonha com Itália/2026
Aos 17 anos, a caculinha do pequeno Time Brasil ganhou experiência em Pequim
Na disputa da semifinal da prova de Sprint Por Equipes, com sensação de -22º de temperatura em Pequim, Eduarda Ribera, a Duda de Jundiaí, e Jaqueline Mourão acabaram desistindo da prova. Isso porque foram alcançadas pelas líderes, o que definiu a despedida dos Jogos de Inverno 2022 para a dupla.
Duda, de apenas 17 anos, competiu ao lado de uma veterana de 46 anos, conseguindo a vaga somente como substituta de Bruna Moura, que sofreu um acidente automobilístico pouco antes da viagem para a China e teve que abrir mão das disputas. Agora, Duda sonha com uma melhor preparação nos próximos anos e com vaga direta para os Jogos da Itália em 2026.
“Estou muito feliz de estar aqui. Mesmo sabendo de tudo que aconteceu e pelo motivo que eu estou aqui, fico satisfeita porque briguei até o final mesmo sendo muito nova. Espero que todos os meninos e meninas sigam nosso exemplo, que não percam o sonho e aproveitem as oportunidades. Estou grata por ter feito essas competições e brigado até o final”, disse.
Duda e Jaqueline terminaram os 10km, do esqui cross-country, no Centro Nacional de Esqui Cross-country, em Zhangjiakou, em 82º e 90º lugares, respectivamente, entre 98 participantes. As duas também disputaram a classificatória do Sprint e terminaram em 84º e 89º lugar.
A despedida por equipes foi nesta quarta-feira (16), prova com duas competidoras que se alternam a cada duas voltas em um percurso de 1,5 quilômetro. No total, cada uma daria seis voltas, o que foi interrompido antes.
Daqui a quatro anos a competição será nas cidades italianas de Milão e de Cortina d’Ampezzo.