
Haitiano grandalhão é aposta do Paulista no ataque
Jean Richard Filder, de 1,90 metro de altura, treina com o time para a reta final da Série A3
Com necessidade de vencer pelo menos três dos quatro jogos que restam, o Paulista vai precisar de gols para fugir do rebaixamento no Campeonato Paulista da Série A3 e a aposta é em um estrangeiro. Quem chegou para essa retomada da competição, a partir de 19 de setembro, é o haitiano Jean Richard Filder, 25 anos, um dos doze reforços contratados.
Estima-se que Jundiaí e suas vizinhas abriguem cerca de mil haitianos, que vieram para cá em busca de melhores dias e encontram na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Colônia, um ponto de apoio (leia), isso desde 2017. Assim torcida não vai faltar para Fielder, que tem vários times na carreira.
O atacante de 1,90 metro e 76 kg que fala francês e já pegou jeito com o português, conta ter jogado nas seleções de base de seu país, sub-15 e sub-17. No Haiti, defendeu na primeira divisão profissional o Petit-Goave, time com o mesmo nome de sua cidade natal, que fica a 30 km de Porto Príncipe, a capital daquele país.
Tentou a sorte nos EUA e depois veio para o Brasil, chamado por um tio que mora aqui. Foi jogar no Paraná, onde defendeu o Prudentópolis, Cambé e Rolândia. Também esteve no Santo André. Jogou ainda no Barcelona de Rondônia.