
Paulista disputou até Copa Libertadores em sua história
Esse mesmo clube que volta a jogar a última divisão do Estado de São Paulo já reinou no Brasil
Fundado em 1909, o Paulista Futebol Clube é o que se pode chamar de sobrevivente dentro do mundo do futebol. Até quando? Difícil que alguém responda. De certo, já foi motivo de inveja para muita gente e também de que precisa do apoio do torcedor de Jundiaí. E a hora é agora: neste sábado (13), a partir das 15 horas, encara o Manthiqueira, em sua estreia em casa pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão – saiba mais.
Clube que revelou Victor e Réver (ambos no Alético-MG), Nenê (São Paulo) e outros e que teve no elenco craques como Toninho Cerezzo e Casagrande, agora busca na garotada do sub-23 conseguir um acesso no estadual.
E pensar que o hoje afundado clube em crise e com uma grande dívida, especialmente por conta de processos trabalhistas que fizeram com que seu estádio, o Jayme Cintra, fosse penhorado, já disputou uma Libertadores e até venceu um time argentino.
Os melhores momentos do Galo foram vividos a partir de 2004, quando o time de Jundiaí foi vice-campeão paulista. Em 2005 foi campeão da Copa do Brasil e, em 2006, disputou a Libertadores da América. Sem contar as participações na Série B com proximidade em integrar a Série A do Brasileiro.
Na Libertadores, embora tenha sido eliminado na primeira fase, deixou uma marca muito legal: no dia 5 de abril de 2006, venceu o River Plate por 2 a 1 – essa mesma equipe que é a atual campeã do torneio.
Antes, foi campeão da Copa do Brasil de 2005 contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, tendo superado apenas times da primeira divisão naquele torneio, como Internacional-RS, Botafogo, Cruzeiro etc.
A derrocada foi assim…
2007 – rebaixado na Série B do Brasileiro
2008 – rebaixado na Série C do Brasileiro
2009 – eliminado na Série D do Brasileiro
2010 – fora de torneio nacional
2014 – rebaixado para a Série A-2 do Campeonato Paulista
2016 – rebaixado para a Série A-3 do Campeonato Paulista
2017 – rebaixado para a Segundona (4ª Divisão) do Campeonato Paulista.