Em todo lugar, a todo momento e de olho em tudo
A Festa da Uva é dos agricultores, viticultores e artistas, é do povo que a frequenta, e tem um trio de guardiões que está em todo lugar, a todo momento e de olho em tudo: Eduardo Alvarez, Marcela Moro e Renê Tomasetto.
Eduardo é o gestor de Agronegócios, Marcela a diretora de Turismo e Renê, o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, cargo sem remuneração. Eles e mais o pessoal da Cultura Jundiaí é que deram forma e colocaram, junto com suas equipes, a festa para funcionar. E como vem funcionando bem…
Este ano são quatro finais de semana, um a mais do que sempre aconteceu, e muitas novidades que o JundiAqui vem mostrando, com destaque para o Brinde ao Pôr do Sol, que o turismo criou para apresentar o espumante feito à base da uva niagara rosada, e também as equipes especializadas em Libras. E é muito fácil cruzar o caminho dos três pela festa. Vão circulando, conversam daqui, ouvem dali e, acima de tudo, ficam atentos aos detalhes para que as coisas sejam do jeito como foram planejadas.
Eduardo e Marcela têm, inclusive, comunicadores diretos com suas equipes, então ouvem tudo o que se passa pelos mais diferentes lugares do parque. E veem com satisfação que, com mais de 167 mil pessoas circulando ali em dez dias de festa até agora, nenhuma ocorrência grave foi registrada. “Até o tempo vem ajudando, afinal não deu um temporal”, comemora Marcela, que no domingo (29) foi aplaudida pelo pessoal dos moto-clubes quando passou pela alameda das cervejarias.
Marcela tem grande experiência em Festa da Uva. Há uma década se dedica a comandar o time que organiza essa que se tornou a maior festa de Jundiaí e que tem tudo para bater recorde de visitantes outra vez – o desafio é superar os 205 mil de 2020, última realização antes da pandemia da Covid-19.
Turismóloga e mestre em Comunicação, a diretora se destaca por desenvolver novos produtos turísticos e projetos para fortalecimento de identidade turística dos bairros, como as rotas do vinho, da cerveja etc. Ela responde diretamente a Eduardo José da Silveira Alvarez.
O gestor de Agronegócios, Abastecimento e Turismo fez zootecnia e especialização em Educação Ambiental. Veio para cá atendendo chamado do Centro Paula Souza e foi responsável pela implantação dos laboratórios para curso Técnico em Viticultura e Enologia e para o curso de Técnico em Química na Etec Benedito Storani, o conhecido Colégio Agrícola. Foi diretor de 2008 a 2016, tornando-se depois gestor dos governos de Luiz Fernando Machado.
Ele que foi estudar zootecnia para ajudar o avó a criar gado zebu em Votuporanga, tornou-se responsável direto para permitir que nossa agricultura saltasse ao mundo do agronegócio. Sabe como ninguém ajudar que donos de terras de diferentes tamanhos tratem sua propriedade e sua atividade como empresa e assim não corram risco de falir.
Alvarez tem grande responsabilidade, junto a vinicultores, pelo amadurecimento do nosso vinho, lhe dando toque de qualidade.
Já Renê José Tomasetto se define como um trabalhador do campo. Quem o conhece vê alguém simples e que tem um sotaque meio italianado, mas que sabe comandar a Associação Agrícola de Jundiaí como nenhum outro. Valoriza nossas tradições, nossa uva e premia quem se destaca, além de fazer solidariedade.
Este ano, a associação vai distribuir R$ 20 mil aos produtores das melhores uvas – e são lindas as concorrentes. Já as frutas, verduras e legumes fornecidos pela Associação Agrícola e usados na decoração da Festa da Uva são doados ao Fundo Social de Solidariedade (Funss), que os repassa para entidades beneficentes, como o SOS, Pastoral da Acolhida, Creche Mãe Meimei, Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida e Associação Almater, entre outras. E mais: aos domingos, o dinheiro arrecadado no leilão das uvas e outras frutas premiadas é doado para a compra de materiais para os cursos gratuitos do Funss.
Quem visitar a festa em seu último final de semana, com certeza, vai encontrar com esses guardiões – tem mais na sexta, sábado e domingo, dias 3, 4 e 5 de fevereiro.
Veja mais fotos do trio pelo parque:
Fotos: JundiAqui e Divulgação PMJ