Festa da Uva começa com homenagens e retorno às tradições
Luiz Fernando destaca a importância da valorização da produção rural e o fortalecimento da economia da cidade
Com música, resgate de tradições e valorização do agricultor foi aberta nesta quinta-feira (17) a 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos, promovida pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Agrícola no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Uma surpresa marcou o início da festa: a entrada barulhenta dos colonos italianos (na verdade atores) atrás do caminhãozinho usado na primeira edição da Festa da Uva, em 1934.
O prefeito Luiz Fernando Machado destacou: “Nossa expectativa é de que mais de 170 mil pessoas visitem o parque nos três finais de semana, ou seja, há uma importante movimentação no turismo ligado ao agronegócio”, afirmou. “A tradição da uva se mistura com a história da cidade e, por isso, a festa é um dos principais ‘cartões postais’ do município”.
O secretário de Estado da Agricultura, Gustavo Junqueira, parabenizou a cidade: “Tradição não significa imobilismo. É muito importante preservar o passado, mas também olhar para o futuro. Nesse ponto, Jundiaí é uma referência”.
Os gestores de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, e da Cultura, Marcelo Peroni, destacaram o importante trabalho em conjunto.
A cerimônia contou com uma homenagem às rainhas e princesas das outras edições da festa, com uma exaltação especial a Pompéia Fabrício, a rainha da Festa da Uva em 1947 – tem 90 anos e é a soberana mais antiga da cidade.
A expectativa é superar a venda de 100 toneladas da uva niagara rosada, a principal atração da festa que segue nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 1º, 2 e 3 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados das 10h às 22h e, aos domingos, das 10h às 20h. A entrada é gratuita, mas o visitante pode contribuir com alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade.