
62 x 44: pela 1ª vez Jundiaí tem mais recuperados do que contaminados
Sinal de que o novo coronavírus vem dando uma trégua é que a cidade registra um óbito em três dias
Edu Cerioni
Jundiaí vive um dia histórico na luta contra a Covid-19 nesta quarta-feira (9): pela primeira vez, soma menos contaminados nas últimas 24 horas do que os chamados recuperados, que são os que testaram positivo e não apresentam sintomas da doença.
Os novos infectados entre a tarde de terça para a de quarta foram 44 e os livres do vírus 62. Isso significa que todos podem relaxar? Não. Como avisa em suas redes sociais o prefeito Luiz Fernando Machado, “a tendência de regressão da pandemia tem sido consistente em nossa cidade e é exatamente por isso que devemos manter a extrema precaução”. Ele orienta: “Redobre os cuidados com você e com sua família”, em referência a evitar aglomerações, ao uso de máscara de rosto e higiene das mãos.
Apesar de inversão no placar diário, na soma os números são 11.445 contaminados, com 10.509 recuperados e 551 casos ativos.
O óbito desta quarta foi de um homem de 70 anos, diabético, portador de doença cardiovascular e pneumopatia crônicas, que foi internado no Hospital São Vicente de Paulo no dia 1º. Com esta morte, a cidade passa a contabilizar 385 óbitos positivos para Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 11 em setembro – não ocorreram registros de falecimentos dias 7 e 8.