LOADING...

Jundiaqui

 Celmi se despede aos 20 anos em grande estilo
27 de abril de 2023

Celmi se despede aos 20 anos em grande estilo

Com mais de 50 atividades orientadas por professores, de artes e movimentos até temas técnicos e orientações pessoais, passando por história e idiomas, foram 20 anos de atuação do Centro de Educação e Lazer para a Melhor Idade, o Celmi, em Jundiaí. Uma iniciativa lançada por Eusébio dos Santos que começou com 35 alunos e superou mil em seu final. A despedia foi nesta quinta-feira, 27 de abril, com lançamento de livro de memórias e homenagens.

O livro conta um pouco do trabalho desenvolvido ao longo do tempo e traz detalhes do espaço de convívio para pessoas acima dos 40 anos de idade que teve como sua sede o Complexo Fepasa.

Eusébio segue agora com o Instituto Envelhecer com foco em políticas públicas para a terceira idade e também no resgate ferroviário de Jundiaí, atenção especial à restauração da Estaçãozinha. Ele faz parte da Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista e coordenou a publicação de dez edições do livro “Meu Pai Foi Ferroviário” (envolvendo quase 700 famílias).

A educação e o lazer desse pessoal mais velho fica com o Celeti, que foi lançado por Eusébio junto com Orlinda Silva, que é quem o comanda agora.

No evento desta quinta, diferentes personalidades que fizeram parte dessa história de duas décadas foram homenageados em grupos, como os de trabalho e cidadania. Miguel Haddad, o três vezes prefeito, recordista, recebeu placa de mérito. Outros políticos também foram lembrados, entre eles o gestor de Finanças, José Antonio Parimoschi, que discursou por 7 minutos sobre passado, presente e futuro de Jundiaí. Eusébio o apresentou como a primeira pessoa com quem conversou em sua chegada aqui e que foi fundamental para o Celmi. Recebeu a placa das mãos da menina Manuela Rossetto, uma indicação de que é o caminho do futuro.

Em resumo, Parimoschi disse que “Jundiaí é a 15ª maior economia do Brasil, que soma 5.570 cidades, a sexta de São Paulo, que é a locomotiva do país. Cidade de desenvolvimento econômico sim, mas que reconhece seus valores, que são suas pessoas, elas é que fazem nossa história. Hoje somos a Cidade das Crianças e estamos mostrando isso ao mundo todo. E orgulhosos, porque aqui a intergeracionalidade funciona muito bem, a politica da infância anda junto com o desenvolvimento saudável de todos. Mas sabemos que ainda temos que melhorar muita coisa no que se refere a oportunidade para idosos em saúde, moradia, mobilidade e outros, um desafio enorme em um país que vem envelhecendo muito. Só que há uma grande diferença entre Jundiaí e o Brasil: é que sabemos o que fazer, temos um plano para o envelhecimento pautado na qualidade de vida”.

Veja fotos:

 

Prev Post

Adeus a Foguinho, que brilhou…

Next Post

Etec BeSt oferece curso de…

post-bars

One thought on “Celmi se despede aos 20 anos em grande estilo

Ana Maria Silveira Limasays:

Que pena! Um espaço maravilhoso que jamais deveria ter sido encerrado.
Tanto acolhimento, tanto aprendizado, tanta cultura disponibilizada por mestres competentíssimo, tanta amizade…. que pena!

Responder

Leave a Comment