
Com 10 casos de sarampo, dispara procura por vacina em Jundiaí
Esses estão confirmados e há 97 suspeitos; São Paulo registra primeira morte em mais de 20 anos
A Secretaria Estadual da Saúde anunciou na tarde desta quarta-feira (28) a primeira morte provocada pelo sarampo na cidade e no estado de São Paulo desde 1997. Em Jundiaí são 10 casos positivos, 3 descartados e 97 notificações suspeitas da doença, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica, aumento de 6 casos na semana.
A Vigilância noticiou ainda que a procura pelas doses de vacina Tríplice, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, já cresceu agora em agosto 638% e relação à média de doses oferecidas em meses anteriores. Em 2019 chega a 24 mil doses aplicadas.
A vacina vem do Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Clínica da Família.
A vacinação contra o sarampo é indicada para as pessoas nascidas a partir de 1960, que não tenham imunização registrada na carteira de vacinação. São necessárias duas doses para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem mais de 30 anos. As crianças entre 6 meses e menores de 1 ano foram incluídas pela Secretaria de Estado da Saúde para a recepção da dose extra, além das doses de rotina (aplicadas aos 12 e 15 meses).
Foto: Divulgação/PMJ