Cristiano comemora sucesso da FENS
Vem aí a sexta edição da FENS a partir de 23 de agosto, tempos em que o cenário econômico de Jundiaí vive um momento especial com a valorização dos pequenos e microempreendedores. Não é à toa, inclusive, que o número de novos adeptos do empreendedorismo fizeram crescer o número de MEIs (Microempreendedor Individual) na cidade: recentemente, a Prefeitura divulgou que em um ano, o aumento passou dos 400% – pulou de 4.892 em 2022 para 24.883 cadastros ativos no ano passado.
Um dos motivos apontados por especialistas para esse boom é a criação do programa Jundiaí Empreendedora e de ferramentas que essa iniciativa apresenta, como é o caso da FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços. O sucesso é comprovado em números: em cinco edições, a feira já reuniu 2 mil empreendedores, juntou 130 mil pessoas no Parque Comendador Antônio Carbonari e gerou uma movimentação financeira de R$ 7,2 milhões.
O vereador Cristiano Lopes é o idealizador da feira, isso quando assumiu a gestão da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. E fala sobre o orgulho de ver novos recordes de faturamento dos participantes sendo batidos a cada edição e, fundamental, trata-se de um novo evento que rapidamente caiu no gosto da população.
“A FENS é um projeto de fomento ao empreendedorismo que deu certo porque os pequenos e microempreendedores acreditaram nela. Quando surgiu a ideia, depois de uma visita que fiz com o então gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, às feiras de Paris, na França, e Barcelona, na Espanha, ouvi algumas pessoas dizerem que não iria dar certo, que não teria adesão. O resultado está aí, com recorde de R$ 1,9 milhão em movimentação financeira só na quinta edição. Isso é mérito deles próprios, que ajudam a divulgar a feira e trazem clientes, e também da administração do prefeito Luiz Fernando Machado, por acreditar que é possível desburocratizar os serviços, auxiliar os empreendedores e dar a eles oportunidades para alavancar a marca, os produtos e serviços”, explica. Parimoschi é pré-canditato a prefeito, com apoio de Luiz Fernando, nas eleições de outubro.
A primeira edição foi em agosto de 2022, digamos tímida. Foram 140 empreendedores participando. O crescimento veio porque quem expôs gostou muito, quis voltar e isso chamou a atenção dos demais. Hoje há fila de espera para participar da FENS, que reúne mais de 400 empreendedores por edição sem cobrar um centavo deles. “Tornou-se um evento para as famílias, com muitas atrações, novidades e boa comida, além de promoções e descontos exclusivos”, conta Cristiano.
Para o vereador, “os pequenos e micro ensinam muitas coisas. O espírito que eles chegam na FENS te motiva, porque estão sempre com um sorriso no rosto, querem participar, encontrar soluções para os negócios e crescer, prosperar. Não têm tempo para ficar reclamando, achando que não vai dar certo. Eles acreditaram e abraçaram a feira de uma maneira que contagiou a todos”.
Como atleta profissional do motocross, Cristiano assegura que o esporte lhe ensinou muitas coisas boas e Jundiaí sempre o apoiou nas competições, nas disputas internacionais e nos títulos que conquistou em mais de 30 anos de carreira e vê a FENS como uma espécie de retribuição à sua cidade. “Tinha que retribuir de alguma forma e foi na política que consegui fazer isso. Com políticas públicas, seja como secretário de Esportes, de 2013 a 2016, como vereador, de 2017 a 2020, como gestor de Desenvolvimento Econômico, de 2021 a 2023, e agora, novamente como vereador reeleito”. Ele concorrerá novamente em outubro e ganhou o voto de Parimoschi abertamente, quando este discursou em festa de julho.
“Ninguém deve confundir política pública com politicagem. A FENS foi idealizada por mim, com total apoio de diversas Unidades de Gestão, mas faz parte de um grande ecossistema criado a partir do programa Jundiaí Empreendedora, executado pela Prefeitura de Jundiaí depois de ser aprovado como lei pelos vereadores da Câmara Municipal. O único intuito é o de fortalecer os pequenos e microempreendedores e dar a eles oportunidades que nunca haviam tido. Em ano eleitoral, sempre tem quem ache maldosamente que se está tirando proveito de uma situação. A FENS foi criada em 2022, não foi este ano! Hoje ela é uma política de Estado, depois que aprovamos a lei que garante a realização da feira independentemente de quem esteja à frente do governo municipal. Ela não tem dono e deve continuar assim, porque nada pode ser maior que o interesse público”, explica Cristiano, também empresário – é sócio da Casa Mário de Pneus, que festeja 60 anos de atividades agora em 2024.
Como vereador, Cristiano já conseguiu aprovar leis importantes, como a que assegura a realização da FENS, a Lei Municipal de Liberdade Econômica, a que permite o uso de mesas e cadeiras nas calçadas, por bares e restaurantes, desde que não atrapalhe a passagem de pedestres e cadeirantes, a Lei de Fomento à Cultura Equestre. “Criamos, também, a Comissão Especial de Empreendedorismo, Empregabilidade e Internacionalização, para elaboração de estudos, análises, levantamentos e debates a respeito deste tema. Agora, junto com um grupo de mulheres empreendedoras, estamos discutindo formas e ações que potencializem ainda mais nossos pequenos e microempreendedores. Tem sido muito gratificante aprender com todas elas”.
Sobre o apoio de Parimoschi para sua reeleição, ele diz que é recíproco. “Acredito em sucesso do Parimoschi na disputa para prefeito. Além de amigo, conheço o trabalho dele como gestor, a experiência de quase 30 anos na vida pública e o que ele pode fazer para a cidade em termos de qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social. Já temos visto isso enquanto ele esteve à frente da Unidade de Governo e Finanças, então é sem dúvida a melhor opção para continuar este trabalho e é por isso que também foi escolhido pelo prefeito Luiz Fernando Machado para ser o sucessor”.