Desafio da Biblioteca Municipal é se conectar com a juventude
ONG Recode e Caravan Studios, com apoio financeiro de Bill Gates, vão ajudar Jundiaí nessa empreitada
Você conhece e curte a Biblioteca Municipal? Quem tem mais de 40 anos anos vai dizer sim. Para as crianças, sempre tem contação de histórias e peças teatrais, um trabalho feito junto às escolas para levá-los para dentro desse nosso patrimônio. Mas os jovens passam longe dali. E o desafio é mudar o rumo dessa história.
Para isso, a ONG Recode e a Caravan Studios selecionaram 92 bibliotecas pelo Brasil (veja no mapa) para trabalhar a conectividade com o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. Muito mais do que um lugar para empréstimo de livros, essas bibliotecas terão que ser espaços dinâmicos de aprendizagem e acesso à tecnologia.
Ao se aproveitar melhor os recursos tecnológicos, a parceria entende que vai promover conhecimento e geração de oportunidades aos jovens. O programa tem uma meta audaciosa: aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos ¹/³ representado por jovens entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades de educação, informação e trabalho.
O primeiro encontro para discutir o programa será neste sábado (8), às 9h30, com a expectativa que jovens compareçam para apresentar suas ideias de como a biblioteca de Jundiaí pode realmente ganhar o interesse deles.
Fica no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.