
Donos de impressoras 3D fazem e doam a hospitais 5 mil escudos de rosto
Vitor Moreno, empresário de Jundiaí, reúne grupo para ajudar a proteger profissionais de saúde
Dono da VM3D de Jundiaí e da National 3D Filamentos para Impressão, recém-instalada em Várzea Paulista, o empresário Vitor Moreno vem liderando um grupo que já produziu o doou a hospitais cerca de cinco mil protetores de face, fabricados por eles memos, cada um em sua casa.
Beneficiaram desde profissionais de saúde de Jundiaí e vizinhança e também outros em cidades mais distantes que vivem ameaçadas pelo novo covonavírus.
O Grupo Vitor Moreno é fabricante de filamentos para impressoras 3D e os doou. Já os cerca de 200 voluntários entram com a mão-de-obra e contam com a ajuda de familiares, amigos e vizinhos para a compra dos demais materiais – o conjunto reúne hastes plásticas que vão acoplar uma película transparente de acetato para cobertura da face e um elástico para que fique presa na cabeça.
Vitor contou que donos de impressoras usadas profissionalmente ou por hobby começaram a procurar sua empresa perguntando se havia alguma forma de ajudarem as unidades hospitalares, daí surgindo a ideia de se produzir os também chamados faceshields, uma máscara reutilizável que impede que secreções de pacientes atinjam boca, nariz ou olhos de médicos e enfermeiros.
Vitor fez Engenharia Mecatrônica e curso até nos EUA, na LSI San Francisco/Berkeley, além do Senai Jundiaí.
Com: G1