
Governo do Estado subnotifica os casos de coronavírus em Jundiaí
Quem compara informações oficiais dos governos estadual e municipal depara com diferenças até de óbito
Edu Cerioni
O efeito coronavírus interfere até na comunicação, o que prejudica estratégias de defesa. Neste domingo (5), por exemplo, o Governo do Estado de São Paulo divulgou dados sobre a pandemia que diferem muito do que Jundiaí vem informando. O erro é para menos.
No Estado (veja no site do governo paulista), o oficial é que “são 275 óbitos pela Covid-19. Já o número de casos confirmados pela doença chegou a 4.620. Os óbitos concentram-se em 33 cidades”.
Quem vê a lista das cidades, não encontra entre as 33 o nome de Jundiaí, que na sexta-feira (3) confirmou a primeira morte pela doença (confira).
Já na relação dos 4.620 casos e que traz o nome de 99 cidades, o governo estadual diz que são 6 confirmações em Jundiaí, mas a Prefeitura daqui já anunciou um total de 25 pessoas contaminadas – número que são de sexta, porque não foram divulgados boletins epidemiológicos neste fim de semana.
O que dá para entender é que quando os números forem realmente atualizados, o Estado vai mostrar que o coronavírus é ainda mais mortal do que se imagina.
Quanto a contaminados, então, deve ocorrer uma explosão de casos mesmo com testes limitados a poucos pacientes. É que Em São Paulo a determinação é de só sejam feitos exames de identificação do novo coronavírus nas pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave.