Grupo faz buzinaço da 9 de Julho ao Paço para pedir reabertura do comércio
Manifestação desta sexta, sob vigilância da PM, reuniu lojistas em carros e motos
Edu Cerioni
Sem que ninguém tenha assumido o comando, embora se visse veículos adesivados, um grupo de comerciantes se organizou pelo WhatsApp e fez buzinaço nesta sexta-feira (27) à tarde pela avenida 9 de Julho e subiu até o Paço Municipal, para exigir a liberação de funcionamento do comércio na cidade.
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus ainda não se manifestou sobre a reivindicação, mas colocou caminhões de som pelas ruas para avisar que a doença mata, portanto que a determinação segue sendo a de não sair de casa para evitar riscos de contaminação. A cidade tem 3 mortos por Convid-19 em dois dias, apenas aguardando confirmação de exames.
Com vigilância de PMs e fiscalização do trânsito, que estacionaram suas viaturas sob o viaduto da avenida Jundiaí, os carros foram sendo estacionados no bolsão da 9 de Julho a partir das 14 horas e de lá seguiram em fila indiana, com pisca-alerta ligados e motoristas com mãos na buzina. Alguns levaram a bandeira do Brasil.
No Centro da cidade, no mesmo momento da manifestação da 9 de Julho, todas as lojas seguiam de portas fechadas. Exceção apenas a supermercados, farmácias e comércios de alimentos com delivery que estavam praticamente desertos, a exemplo da troca de óleo da rua Siqueira de Moraes.
No Paço Municipal, os manifestantes não permitiram o trabalho da reportagem da TV Tem, emissora que é filiada da Rede Globo, aos gritos de “Lixo, lixo!”.
Veja mais fotos dessa sexta-feira, 27 de março de 2020, em Jundiaí:
Fotos: Edu Cerioni