
A importância da limpeza bucal feita pelo dentista
A Joy Care Odontologia Moderna alerta sobre cuidados que vão melhorar sua vida
Escovar os dentes todos os dias e usar fio dental é muito importante para manter os dentes limpos e um sorriso mais bonito. Entretanto para assegurar uma ótima higiene e ficar longe de problemas bucais, é preciso somar a limpeza feita em casa com a Limpeza Dental periódica realizada no consultório, também chamada de profilaxia bucal.
Por mais cuidado que se tenha durante a escovação dos dentes, nem sempre a higienização é totalmente eficiente, o que provoca o acúmulo de restos de alimentos e facilita o alojamento de bactérias nos dentes e gengivas.
Quando não são removidas, elas se mineralizam e formam o tártaro dental que, permanecendo por muito tempo na boca, se torna cada vez mais complicado de ser removido e ainda causa outras consequências negativas para a saúde bucal, como:
- Gengivite: inflamação na gengiva caracterizada por vermelhidão, inchaço, dor e sangramento espontâneo. É reversível desde que seja feita uma higienização diária e a limpeza profissional no consultório odontológico.
- Destruição do osso ou retração da gengiva: quando o tártaro se intensifica ele tende a se alojar na raiz do dente, provocando o amolecimento e a perda dental. É um problema mais crítico já que o osso quando perdido não pode ser recuperado.
- Bolsa periodontal: quando a gengiva fica em contato direto com o dente, forma-se um espaço livre (que deveria estar ocupado pelo osso) onde ocorre a acumulação de alimentos e proliferação de bactérias. O problema se intensifica porque esse é um espaço de difícil higienização.
- Mau hálito: a saburra lingual, caracterizada pela língua branca, é uma das principais causas da halitose. É provocada pela higiene bucal ineficiente.
Como é o processo da limpeza Dental?
A limpeza realizada no consultório odontológico é feita com aparelhos de ultrassom e jatos de bicarbonato que ajudam a retirar a placa bacteriana, os tártaros e as manchas dos dentes. Mas antes o dentista realiza uma avaliação clínica à procura de cáries, tártaros, infiltrações e manchas externas.
Logo após a avaliação a limpeza bucal é iniciada:
- Aparelhos de ultrassom e a raspagem manual fazem a limpeza do tártaro
- Jatos de bicarbonato de sódio limpam a placa bacteriana
- Logo depois, o dentista faz o polimento e a aplicação de flúor com uma escova rotatória e uma pasta profilática, para diminuir a sensibilidade dos dentes
- Em alguns casos, quando os dentes estão muito amarelados ou manchados, pode ser realizado um branqueamento simples com produtos específicos
A limpeza dental é um tratamento de higienização que ajuda a prevenir problemas na cavidade bucal, portanto é indicada para pessoas de todas as idades, de criança a idosos.
Mesmo quem não apresenta tártaro, deve fazer a limpeza periodicamente com pasta profilática e aplicação de flúor para manter os dentes livres de placas e cáries.
Normalmente essa periodicidade deve ser de seis em seis meses, mas a orientação para as próximas visitas e a frequência da limpeza vai ser indicada pelo dentista e depende da saúde bucal e estado clínico de cada pessoa.
Em alguns casos, quando os dentes estão um pouco mais comprometidos, o paciente é aconselhado a visitar o dentista a cada quatro meses.
O cuidado com o sorriso é muito importante
Com a ajuda das ferramentas e produtos nos consultórios odontológicos, é possível conseguir uma limpeza bem profunda. Mas a regra é clara: todo mundo precisa manter uma higiene bucal adequada com uso do fio dental e escovação diária após as refeições e a quantidade ideal de pasta de dente.
Além disso, é importante ter uma alimentação saudável, evitar o consumir alimentos ácidos, doces e industrializados, e evitar maus hábitos, como fumar.
E quem faz tratamento específico, como uso de aparelho ortodôntico, os cuidados precisam ser redobrados.