
Jundiaí dá curso de mecânico de bike para detentos
Novidade no CDP oferece profissão e ainda reduz tempo de pena
O Centro de Detenção Provisória Marcos Antônio Alvez Bezerra, em Jundiaí, passa a oferecer capacitação profissional para montagem e manutenção de bicicletas aos internos. O “Projeto Pedalar” está disponível para quem quiser uma profissão entre os mais de 1,2 mil presos provisórios – vale lembrar que capacidade máxima deveria ser de 848 detentos.
Em celas adaptadas, foram criadas uma sala de aula com lousa e carteiras escolares e uma oficina, esta com duas bancadas de trabalho, ferramentas e duas bicicletas doadas pelo Instituto Ação pela Paz.
Quem comanda o projeto é o voluntário Marco Antônio Bueno, sendo que a ideia partiu de Alexandre Apolinário de Oliveira, diretor do CDP.
“Procuramos um nicho de mercado onde o próprio preso, depois de livre, poderá montar seu negócio e não mais reincidir no crime. Nossa missão é transformar a realidade dos que passam por aqui”, disse Oliveira à reportagem da “Folha de S. Paulo”.
As aulas começaram em 18 de março e têm duração de um mês. Os participantes entram para o plano de remição de pena (a cada três dias estudados ou trabalhados, o preso tem descontado um dia de sua futura condenação).