
Jundiaiense segue na Ucrânia, em meio à guerra
Jornalista é casada com ucraniano há oito anos, com quem vive na cidade de Odessa
A jornalista Paula Correia Pereira, 36 anos, continua na Ucrânia, país onde reside desde outubro de 2020. Casada há oito anos com um ucraniano, a jundiaiense mora em Odessa, cidade no sul, às margens do Mar Negro, porta de entrada da invasão comandada pelo presidente russo Vladimir Putin.
Enquanto muitos brasileiros têm usado caronas e feito longas jornadas de trem ou ônibus para deixar a Ucrânia, Paula decidiu ficar no país. Apesar de explosões e toques de sirenes de ataques aéreos fazerem parte da rotina, Odessa não está sofrendo tanto com o conflito. Outra coisa que a prende lá é a defesa de sua casa – são muitos os saques que bandidos estão fazendo em moradias que estão sem moradores.
Paula lembra que tem outra questão: Sergei, seu marido, não poderia, ainda, deixar o país. Desde o início do conflito, a Ucrânia está sob a lei marcial e proíbe a saída do país de ucranianos de 18 a 60 anos. “Como ter paz sabendo que meu marido ficou? Juntos, nós nos fortalecemos”, disse em entrevista ao site UOL.