
Laboratório é credenciado e começa a testar novos pacientes do São Vicente
Resultados devem sair em até 7 dias e isso poderá até reduzir o tempo de uso dos leitos de UTI
Jundiaí passa a contar com laboratório credenciado para a realização dos testes para o novo coronavírus. Vai começar os exames nesta quinta-feira (9) para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internados pelo Hospital São Vicente de Paulo.
O laboratório AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa tem três unidades na Capital e uma satélite na rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro de Jundiaí, já sendo prestador de serviço do HSV. e agora habilitado pela Secretaria de Estado da Saúde.
A expectativa, segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, é que a identificação da doença ocorra em prazo máximo de 7 dias úteis. Hoje são 15 dias aguardando resultado para as amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
“Tínhamos que encaminhar as amostrar para São Paulo e aguardar. A pessoa chegava a se recuperar, ir para casa, ou falecer, sem ter o diagnóstico. Com o credenciamento teremos resolutividade e rastreabilidade. Como é sabido, a Covid-19 não tem tratamento específico, mas as demais doenças respiratórias têm”, diz Texera.
Os exames serão colhidos (material de orofaringe) a partir do segundo dia de surgimento dos sintomas.
Jundiaí também espera a chegada para a próxima quarta-feira, dia 15 de abril, do lote de 10.000 testes rápidos encomendados junto ao Instituto Sapiens Vita, do Jardim Brasil, para importação da China no valor de R$ 947.800,00.