
Nenhum animal ferido em incêndio: alívio na Mata Ciliar no dia do aniversário
Terça-feira é de acompanhamento de onças e lobos-guarás que seguem em observação
O pessoal da Mata Ciliar de Jundiaí vive um dia de alívio depois do incêndio na tarde de segunda-feira (31) que atingiu uma área de cerca de 70 mil m², algo como 20% do terreno da associação que quase foi a leilão aos pés da Serra do Japi.
Apenas seguem em observação onças e lobos-guará que tiveram seu espaços de recuperação invadidos pelas chamas, mas que foram socorridos a tempo – por conta da fumaça, ficam 24 horas isolados.
Nas redes sociais, a direção da Mata escreveu que “ao invés de apagarmos as velinhas, tivemos que apagar um incêndio. Trinta e um de agosto é o dia de aniversário da Associação Mata Ciliar. Enquanto deveríamos estar comemorando, nossa equipe se mobilizou para ajudar a apagar uma queimada de grandes proporções na nossa área. Os locais mais afetados foram áreas de recuperação florestal e um recinto de reabilitação para onças. Os animais desse e de outro recinto para lobos-guarás próximo onde ocorreu a queimada foram manejados e retirados do local como forma preventiva. A queimada que começou no final da tarde foi controlada no início da noite em uma ação da Guarda Municipal Florestal, Corpo de Bombeiros e agentes da concessionária VOA SP a quem agradecemos o empenho na luta contra o fogo. Os desafios superados nesses 34 anos nos dão experiência e força para continuarmos adiante, independente da situação, em prol da conservação da biodiversidade”.