
“O Funil do Brasil” tem dedos jundiaienses
Peça que estreia nesta terça-feira no Teatro Uol foi escrita por Sérgio Roveri
Tem comédia nova de Sérgio Roveri chegando aos palcos. “O Funil do Brasil” estreia neste 5 de abril, com direção de Isser Korik. A montagem extrai humor a partir de programas no formato reality show, satiriza a superexposição nas redes sociais e propõe uma reflexão a respeito de como os meios de comunicação buscam audiência.
A maneira como se proliferam os reality shows no Brasil é um dos pontos de partida do texto do jundiaiense que foi escrito em 2003, mas nunca encenado. Faz também uma crítica contundente à espetacularização da vida, às fake news, à superexposição a que a maioria das pessoas se submete nas redes sociais e à banalização dos programas do gênero tão consolidados nas emissoras de TV, abertas ou não, desde o inicio dos anos 2000.
Jornalista e dramaturgo, ele estreou como autor teatral no mesmo ano de 2003 com a peça “Vozes Urbanas”. Hoje conta com 25 textos teatrais escritos e 19 encenados, tendo recebido três Indicações ao Prêmio Shell de Melhor Autor, vencendo em 2006 com o texto “Abre as Asas Sobre Nós”.
Roveri integrou a equipe de roteiristas que escreveu os seriado “Norma”, da Globo, e “Três Teresas”, do GNT. Foi um dos três dramaturgos brasileiros convidados para representar o Brasil na “Feira do Livro de Paris”, realizada em março de 2015, ao lado de Paulo Coelho. Seus textos já foram traduzidos para espanhol, inglês, francês, chinês, alemão e italiano.
Vai até 13 de julho de 2022 nas noites de terça e Quarta, às 21h. O Teatro UOL fica na avenida Higienópolis, 618, São Paulo. Ingresso: inteira R$ 40,00.