LOADING...

Jundiaqui

28 de abril de 2022

Óbitos Covid-19: 88 é diferença entre cartórios e Prefeitura de Jundiaí

Município aponta 1.769 mortes e que descartou 376; registro civil dá 2.233 entre confirmadas e suspeitas

Não é exclusividade de Jundiaí, são várias cidades na mesma situação: existe divergência nos números oficiais da Covid-19. Aqui são 88 mortes ou suspeitas a mais no apontamento dos cartórios de registro civil em comparação com os dados da Prefeitura Municipal. Isso dá uma diferença acima de 4%.

Aqui na cidade são os seguintes números divulgados entre abril de 2020 e este 28 de abril de 2022: Para a Prefeitura Municipal faleceram confirmados pelo novo coronavírus um total de 1.769 moradores da cidade. Outros 376 óbitos suspeitos tiveram os exames negativados. Somando os dois se chega a 2.145. Para os cartórios, como se vê na reprodução acima, a soma entre casos confirmados e suspeitos chega a 2.233, conforme consta do Portal da Transparência do Registro Civil.

Vale lembrar que a família tem até 24 horas após o falecimento para registrar o óbito em cartório que tem até cinco dias para efetuar o registro e, depois, até oito dias para enviar a informação à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que atualiza o Portal da Transparência.

Mesmo sabendo que a presença do coronavírus pode ser descartada depois do falecimento e o documento nem sempre é alterado, os números do Registro Civil consideram as certidões de óbito em que há a indicação de suspeita ou a confirmação da Covid-19 no campo de causa mortis e uma diferença de 4% é significativa.

Prev Post

Alfabetizado já adulto, Carlos Alberto…

Next Post

Viola de Casarini agora é…

post-bars

Leave a Comment