
Olimpíada de Redação é nova vítima da pandemia
Este ano em que os estudantes estão em casa, Jundiaí cancela incentivo à escrita e quebra tradição de 15 anos
Instituída por lei de Neisy Cardoso, a Olimpíada de Redação de Jundiaí, promovida ininterruptamente pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot da Prefeitura Municipal desde 2005, não terá sua edição este ano.
A informação é confirmada para quem entra em contato com a biblioteca e a explicação é apenas que “o cancelamento é por conta da pandemia do coronavírus”.
Com isso, frustra-se milhares de escritores em uma época que mais tempo dispõem para criar sua história e mais necessidade apresentam pela gratificação em dinheiro (R$ 2,5 mil), algo que sempre foi oferecido para atrair mais público à Olimpíada.
Em 2019 (foto abaixo), foi quebrado novo recorde de participantes, com 3.823 textos, com moradores de Jundiaí ficando com 20 das 25 premiações. Foram 60% de crianças inscritas de um total de candidatos de 61 cidades de 12 estados brasileiros. O tema proposto foi “O essencial é invisível aos olhos”, frase retirada do clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.